Notícias de Arte & Bastidores

Últimas Notícias : Notícias de Arte & Bastidores

Museu de Arte de São Paulo exibe obras de Candido Portinari

Pin It

A mostra reúne a série “Bíblica” completa, com oito obras, ao lado de três das cinco obras da série “Retirantes”. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o Museu de Arte de São Paulo inaugura a exposição Portinari – Séries Bíblica e Retirantes, que reúne 11 obras de Cândido Portinari. A série Bíblica será exposta em sua totalidade: as oito telas estarão presentes. Já a série Retirantes aparece com três das cinco obras que a compõem. A última vez que estes trabalhos estiveram em exposição no museu foi em 2008. Agora, com uma nova versão, a mostra ganha uma sala desenhada especialmente para a ocasião.

As oitos telas de grandes dimensões que compõem a série Bíblicas foram pintadas entre 1942 e 1944. O título do trabalho é sintomático já que ele retrata cenas do Velho e do Novo Testamento. As obras foram realizadas a pedido de Assis Chateaubriand para adornarem a sede da Rádio Tupi de São Paulo. Entre 1944 e o ano seguinte, o pintor paulista iniciou o processo de feitura da série Retirantes.

Nascido em Brodowski, cidade situada a 337 km da capital paulista, Portinari é considerado um dos maiores pintores e muralistas brasileiros. Entre suas obras se destacam os murais Guerra e Paz,  concluídos em 1956, e oferecidos pelo governo brasileiro para adornar edifício das Organizações das Nações Unidas, em Nova York. O trabalho foi exposto recentemente no Brasil, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, e em 2014 retornam para o prédio da ONU.

Serviço

Portinari – Séries Bíblicas e Retirantes

Museu de Arte Moderna de São Paulo. Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo – SP.

Tel.: (11) 3251.5644

De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes.

Entrada: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Às 3ªs feiras: acesso gratuito a todos.

A partir de 18 de abril.

Tags: , , , , ,

Pin It

Add a Comment